Unoparead | Manual do Aluno

Informações acadêmicas

Modelo acadêmico

Estudar fica ainda melhor quando você pode contar com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e pronta para ajudá-lo sempre que precisar!

 

Sou um aluno Semipresencial

Essa metodologia oferece ao aluno uma enorme flexibilidade, pois é possível estudar no tempo livre e ir ao Polo ou unidade uma vez por semana para assistir às teleaulas, realizar as aulas atividades, interagir com os professores-tutores, se relacionar com outros alunos e fazer trabalhos em grupo.

Sou um aluno 100% online

Esta metodologia é perfeita para quem quer estudar, mas dispõe de pouco tempo para ir às aulas, ou mora longe da faculdade. A metodologia 100% online oferece a praticidade para você, que tem determinação e disciplina para dedicar-se aos estudos no lugar e no momento mais apropriado.

Na metodologia EAD 100% Online todas as aulas e atividades acontecem virtualmente, por meio de um conteúdo exclusivo, disponibilizado no Colaborar - Ambiente Virtual de Aprendizagem, de uma forma fácil e interativa, com o suporte do tutor online.

Ou seja, o aluno só deverá comparecer ao polo ou unidade na qual está matriculado para realizar sua prova presencial.

Para ajudá-lo a manter o foco e se organizar, as disciplinas são oferecidas sequencialmente e você se dedicará a uma delas de cada vez e irá ao polo ou unidade para realizar a prova presencial, conforme seu calendário.

Professor: é o responsável por apresentar, planejar e desenvolver o conteúdo das videoaulas, além de elaborar o material de apoio e webaulas. É ele também quem desenvolve suas atividades e avaliações virtuais.

Tutor online: é o especialista que acompanha o seu processo de ensino-aprendizagem. A orientação acontece por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem “Colaborar”, na realização das atividades, esclarecendo suas dúvidas e orientando seus estudos. Fique à vontade para falar com ele sempre que precisar de ajuda!

Sou Aluno semipresencial com carga horária de aula prática:

verifique em seu Polo ou unidade o cronograma de aulas práticas, para não perder a oportunidade de vivenciar situações que você praticará no mercado de trabalhos. Reserve os demais dias da semana para se dedicar aos estudos no Ambiente Virtual de Aprendizagem “Colaborar ” – sua sala de aula virtual. Leia todos as matérias complementares disponíveis na Biblioteca Digital.

As disciplinas são oferecidas sequencialmente, ou seja, você se dedicará a uma matéria por vez e irá ao polo ou unidade para realizar a prova presencial, conforme calendário.

Agora é o momento de saber mais sobre os profissionais que estão aqui para acompanhá-lo durante a sua jornada acadêmica. Vamos lá?

Professor – Cuida do planejamento e elaboração dos materiais de apoio das aulas e webaulas, além de apresentar as teleaulas transmitidas ao vivo, para que você tenha a oportunidade de interagir e tirar suas dúvidas. O professor também é quem desenvolve as atividades que você realizará, tanto nas aulas teóricas quanto nas aulas práticas.

Tutor Presencial – É um especialista na área do curso. Ele acompanha presencialmente o processo de ensino e aprendizagem da classe. Atua como mediador, encaminhando dúvidas, sugestões, comentários e a participação dos alunos para os professores durante as teleaulas. É ele quem conduz as atividades, tanto das aulas teóricas quanto das aulas práticas. Também é o responsável pelo registro da frequência dos alunos, a aplicação das provas, o estágio e trabalho de conclusão do curso, sempre que houver.

Tutor online – É um especialista na área que você está cursando. Ele acompanha o processo de ensino-aprendizagem de cada aluno. Sua função é orientar os alunos, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Colaborar", na realização das atividades, esclarecendo suas dúvidas e orientando seus estudos por meio de mensagens ou na sala do tutor. Sempre que tiver uma dúvida, entre em contato come ele.

Atividades Avaliativas/ Aprovação/Frequência/ Atividade Complementar

Você será avaliado por meio das seguintes atividades

Prova Presencial: é feita individualmente, possui (02) duas questões dissertativas que equivalem a 50% (cinquenta por cento) do valor da prova. As 10 (dez) questões de múltipla escolha completam os outros 50% (cinquenta por cento).

A Prova é oferecida por disciplina, aplicada presencialmente, para avaliar o conjunto de competências e habilidades, com peso 7 (sete) na média final no conceito da disciplina.

Avaliação das atividades web: (avaliação virtual e produção textual) realizadas no decorrer do semestre, por intermédio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, com peso 3 (três) na média final.

Avaliação virtual: é fundamental que você realize as atividades e avaliações para fixar o conteúdo. Procure um ambiente tranquilo e tenha em mãos os materiais didáticos para a consulta. A Avaliação consiste em 5 perguntas de múltipla escolha sobre o conteúdo da disciplina.

Produção Textual: atividade semestral avaliativa interdisciplinar que deve ser desenvolvida ao longo do semestre e que integra o conhecimento das disciplinas cursadas. Por isso, é uma boa oportunidade para você aplicar seu conhecimento de maneira estruturada, elaborar uma linha de raciocínio e transmití-la em texto, treinando assim habilidades que são exigidas no mercado de trabalho.

O conceito atingido nessa atividade será computado para todas as disciplinas.

Alunos de cursos semipresencial: essa atividade acontece em grupo! Isso significa que é uma ótima chance de desenvolver habilidade de trabalho em equipe.

Alunos de curso 100% online: essa atividade individual ajuda o aluno a melhorar sua produtividade e autonomia.

Avaliação de estágio e práticas pedagógicas (quando houver): são duas atividades resultantes do acompanhamento do estágio, feitas no decorrer do curso, cujas entregas devem ser disponibilizadas no ambiente virtual, de acordo com o cronograma. (Veja mais aqui sobre estágio – encaminhar para link de estágio no mural do aluno)

Trabalho de Conclusão de Curso: mais conhecido como TCC, esse trabalho acadêmico deve ser relacionado a pelo menos uma das disciplinas que você cursou na graduação. Como trata-se de um trabalho desenvolvido ao final do curso, esse é o momento em que você deve explorar o conhecimento adquirido ao longo de seu percurso no ensino superior.

Não deixe de conferir se o seu curso exige a elaboração do TCC para a sua formação.

Apresentação presencial do TCC, quando houver, é requisito obrigatório para a aprovação do aluno e segue as orientações da coordenação de curso.

Lembre-se: no cronograma de atividades, disponível em seu ambiente virtual, você encontrara data de realização da prova presencial de cada disciplina, como também a data de divulgação do conceito obtido por você.

Aprovação

Para o aluno ser aprovado na disciplina ele deve atender aos critérios de frequência e aproveitamento das avaliações, conforme segue:

Média

Sua média entre prova presencial e atividades avaliativas devem atingir conceito Suficiente, equivalente a faixa de 60 a 69% de aproveitamento – veja mais sobre conceito aqui na prova presencial.

Caso obtenha conceito Insuficiente (inferior a 60% de aproveitamento) em sua avaliação presencial, é possível realizar uma prova, também presencial, de recuperação, em data agendada pela coordenação e divulgada no cronograma de atividades no ambiente virtual.

Atenção: a recuperação refere-se somente à prova presencial e o conceito atingido nessa atividade não será computado para toda a disciplina, ou seja, continuará com peso 7 (conforme informado aqui).

O aluno só poderá realizar a recuperação se, de fato, fez a prova presencial (1ª ou 2ª chamada). Caso o aluno não compareça à prova presencial, ele automaticamente reprova na disciplina. Portanto, fique sempre atento!

Frequência

Para alunos EAD semipresencial, também é necessário no mínimo 50% de presença nas teleaulas presenciais.

Alunos com carga horária de aula prática devem comparecer a pelo menos 75% dos encontros.

Você pode cursar até 03 (três) disciplinas em regime de dependência. Em situações em que você tenha mais de três dependências, consulte seu polo ou unidade. Não esqueça: você deve ter apenas três dependências.

Conceitos utilizados para avaliação

O resultado da avaliação é manifestado por meio de conceitos, assim estabelecidos:

EX - Excelente - equivalente a um desempenho entre 90% (noventa por cento) a 100% (cem por cento);

MB - Muito Bom – equivalente a um desempenho entre 80% (oitenta por cento) a 89% (oitenta e nove por cento);

B - Bom - equivalente a um desempenho entre 70% (setenta por cento) a 79% (setenta e nove por cento);

S - Suficiente – equivalente a um desempenho entre 60% (sessenta por cento)

A 69% (sessenta e nove por cento);

I - Insuficiente – equivalente a um desempenho de até 59% (cinquenta e nove por cento).

Provas substitutivas: No caso de ausência justificada à prova de primeira chamada, você pode solicitar segunda chamada de prova, (conforme indicamos aqui ^) no prazo de até 02 (dois) dias da data em que foi realizada a prova de 1ª chamada. Alertamos que o sábado é considerado dia letivo, portanto válido na contagem do prazo estabelecido para a realização da solicitação.

Atividades Complementares

Também conhecidas como ACO, essas são as atividades que você deve fazer de acordo com a carga horária determinada pelo seu curso (acesse aqui o seu guia de percurso para saber mais).

Contam como Atividades Complementares: participações de eventos na UNOPAR ou em outras instituições, além de palestras, simpósios, conferências de temas pertinentes à área de conhecimento do seu curso.

Confira algumas outras atividades que também valem:

  • Estágio curricular não obrigatório;
  • Monitoria acadêmica;
  • Programas de iniciação científica;
  • Projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Essas atividades devem ser realizadas entre o momento de matrícula e o último semestre letivo. Você poderá colar grau somente se cumprir suas horas de atividades complementares.

Para validar suas atividades como ACO, você deve enviar à Coordenação de curso o pedido e a documentação comprovando a participação das atividades.